Certos termos estudados pela filosofia

César xrmr cesarschirmer at GMAIL.COM
Thu Aug 23 15:55:46 UTC 2007

Prezados lingüistas,

Adoro este grupo, onde sou mero espectador. Sou doutorando e professor de
filosofia, e estou dando um curso sobre mente, pensamento e liberdade em
Descartes. Eu gostaria de indicações bibliográficas para tais termos nas
línguas ameríndias, com seus campos semânticos etc.

O que motiva meu pedido é a experiência feliz de ter aprendido sobre a noção
(geral e filosófica) de pessoa após ter lido um texto do Eduardo Viveiros de
Castro. O que quero (obviamente) não são esclarecimentos sobre a filosofia
de Descartes, mas sim uma visão mais ampla dessas noções.

Enfim, se meu pedido não for muito extravagante, e vocês puderem me ajudar,
fico muito agradecido.

César