Classificadores em Línguas Tupi e Tupi Gua rani

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Thu Jan 18 21:05:42 UTC 2007

Caros amigos

Estou tentando entrar em contato com a COMODO, Cristina Helena Rohweder, que
defendeu tese de mestrado na UNICAMP em 1981 (Orient. Aryon) "Concordância
em Munduruku". Por acaso alguém tem seu e-mail.?

Por sinal, este é um texto bem interessante e com um capítulo mais
interessante ainda sobre classificadores em uma língua Tupi, o que creio ser
exclusivo do Munduruku. Ou não? Bastante comum em línguas amazônicas da
familíla Tukano, não me lembro de ter lido nada sobre a ocorrência de
classificadores em outras línguas T ou TG, embora  muitas vezes estejam
presentes nessa línguas sem a função classificadora.

Exemplos:

Munduruku -ba "braço" presente em ako-ba "banana"

Apiaká pako-va
Mbya pako-va
Tupinambá pako-bá  etc.

Um abraço a todos

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio
http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words