Classificadores em Línguas Tupi e Tupi Gua rani (2)

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Tue Jan 23 18:06:20 UTC 2007

Caro Dioney e demais colegas da lista

Muito obrigado por sua resposta vou ler sua tese com carinho.

Não sou bom conhecedor de munduruku mas tenho usado o trabalho da Gonçalves
como mais um elemento para ampliação de minha base de dados. Estou fazendo
algo que seria loucura pensar se não estivesse trabalhando com uma
ferramenta apropriada, no caso um soft de hipertexto (Folio). Estou
segmentando todas as palavras de todos os vocabulários que possuo das
línguas Tupi e Tupi-Guarani (incluindo Mawé e Aweti) e comparando-os com os
seus respectivos protos morfemas já construídos para, no futuro, propor
novos. Para cada segmento são milhares de comparações tanto ao nivel
morfológico como semântico. E isto leva apenas alguns minutos... Estou na
casa dos 33 mil morfemas de umas 80 línguas, muitos deles precariamente
analisados ainda.

Há alguns anos fiz algo parecido com as línguas Tukano e cheguei a estudar
seus classificadores detalhadamente. Confesso que o trabalho da Cristina me
convenceu. Mas, analisarei os seus estudos com carinho.

Por que me convenceu?

Porque realmente achei que os classificadores apresentados seguiam formações
características para quantificadores e demonstrativos além de outros. O que
me intrigou foi que estes mesmos morfemas estão presentes em outras línguas
mas não agem como tal. É provável que a chave de tudo isso seja o que vc
denomina "Função Classificatória" Minha referência de classificadores são os
estudos de Sacha AIKHENVALD. Estou mandando cópia de nossos e-mail e de sua
tese para ela.

Assim, como no exemplo (25) p.35

xepxep-pa ako-ba
dois-braço ako-braço
duas bananas

onde temos fortes indícios de classificadores.

Obrigado novamente pelo envio da tese.

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio
http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words