CABOCLO OU CABOCO?

Waldemar Ferreira Netto waldemar.ferreiranetto at GMAIL.COM
Fri Jul 6 12:08:28 UTC 2007

Olá,
No dicionário histórico das palavras portuguesas de origem tupi, de Antonio
Geraldo Cunha, propõe-se que o termo "caboclo" tenha origem no Tupi
kari+boka "homem branco".  Segundo o mesmo dicionário, o termo "cobocolo" já
aparece em texto de 1648, referindo-se a índios que conviviam com os
portugueses, fora das aldeias ou em reduções jesuíticas. No dicionário
etimológico de José Pedro Machado, há outra hipótese: teria sido
decorrência, mas também do Tupi, de "caá-boc" (cf. Teodoro Sampaio, que
propõe que seja o mesmo que "caboco"). Ele nos dá o texto referido por
AGCunha: "Tinha ordenado (Henrique Dias) que alguns dos seus induzissem os
Cobocolos (assi se chamão huns a outros os Indios da terra, e nós usamos o
mesmo nome [...] )" de Francisco Manuel de Melo, Epanáforas de Vária
História Portuguesa.
De fato, as hipóteses não vão muito a favor de uma origem não-tupi, mas não
parece que a etimologia do termo esteja resolvida, pois em meados do século
XVII línguas de origem africana já estavam sendo veiculadas nessas regiões.
Seria o caso de se tentar verificar se o termo também não era utilizado em
outros contextos.
Waldemar