ABELI - Algumas questoes

Raquel Guirardello-Damian R.Guirardello-Damian at BRISTOL.AC.UK
Sat Jun 2 12:36:42 UTC 2007

Caros colegas,

Tenho acompanhado as discussões em relação à ABELI e acho positivo que
isso ocorra, pois irá ajudar a associação a definir melhor seu estatuto e
seu modo de funcionamento.

Quanto ao comentário de Raimundo N. Vieira Costa, parece-me que está
havendo um certo problema quando à interpretação do termo "Associação
Brasileira". A meu ver, "Associação Brasileira" significa que ela é
SEDIADA no Brasil, e não necessariamente que é composta somente por
pesquisadores brasileiros. Também me parece que uma associação que não
aceite pesquisadores com base em sua nacionalidade iria contra as leis
brasileiras. Segundo a constuição:

"É objetivo da República Federativa do Brasil promover o bem estar de
todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer
outras formas de discriminação (Constituição Federal, art. 2º).

Por "origem", entenda-se tanto a origem social como a origem geográfica.

Além disso, devemos levar em conta que o CNPq concede a estrangeiros o
direito de fazer pesquisa no Brasil, desde que o pesquisador estrangeiro
seja vinculado a uma instituição brasileira de pesquisa. Se a ABELI
aceitar somente pesquisadores brasileiros, estará indo contra os
princípios do próprio CNPq.

Assim sendo, creio que os critérios de afiliação necessitam ser melhor
analisados, para não haver problemas futuramente. Acho ótima a iniciativa
de se fazer esta associação e creio que todos iremos nos beneficiar com a
existência dela. Mas para isso, é preciso antes que certos assuntos sejam
devidamente discutidos.

Um abraço cordial a todos,

Raquel Guirardello Damian
Museu P. Emílio Goeldi

Nosso website reúne links para diversos recursos online,
incluindo:

*Teses (www.etnolinguistica.org/teses)
*Periódicos (www.etnolinguistica.org/periodicos)
*Línguas indígenas na mídia (www.etnolinguistica.org/imprensa)
*Outros websites de interesse (www.etnolinguistica.org/sites)

Para sugerir novos links ou corrigir links desatualizados,
escreva para links at etnolinguistica.org

O uso dos recursos da lista Etnolingüística baseia-se no
reconhecimento e aceitação de suas diretrizes. Para conhecê-las,
visite www.etnolinguistica.org/normas