PRENSA: Aun la galli na antes que Col ón

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Fri Jun 29 12:53:45 UTC 2007

Caro

Caro Pedro Viegas

Pode ser apenas mais uma coincidência, mas deparei-me com o chinês-cantonês
kâi "galinha" que poderia estar presente no Tupi-Guarani  sapu-kai, etc e no
Timucua kay-a. Quem sabe Xerente si-ka, Puinave ka-wa e Chol ka-x. O que
hipoteticamente viria reforçar a pesquisa de Gavin Menzies conforme lhe
disse em mensagem anterior.

No chinês-mandarim galinha é mují que não possui cognatos hipotéticos em
nenhuma das 1500 línguas indígenas que tenho amostras vocabulares, mas que
lembra o Ka'apor muji "assar em espeto".  Neste caso remete a mais uma
coincidência interessante o Guarani kay "queimar".

Um abraço

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio
http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words