Termo Cutape em Terena e Processo Judicial

Maria Odileiz Sousa Cruz odileiz at MANDIC.COM.BR
Fri May 18 15:15:55 UTC 2007

Caro Vicctor Petrucci
(Fontes que podem subsidiar os Terena)

Ao examinar um catálogo de mapas da região Centro-Oeste encontrei um
comentário de Adonias (1963:519), no qual ele diz que estão assinalas neste
registro de 1753 várias nações indígenas e povoações. O título do mapa é
“Carta plana de grand parte del Rio Parana, que expressa sus inundaciones
anuales, hecha por los Demarcadores de limites espanoles y Lusitanos
acordemente, y com buenos Instrumentos el Ano de 1753.

Não tenho certeza, mas talvez seja possível encontrar uma cópia desse mapa e
de outros sobre a região na Mapoteca do Itamaraty e/ou Mapoteca da Diretoria
do Serviço Geográfico do Exército-DF.
Fonte - Adonias, Isa. 1963. ´A cartografia da região Amazônica´. Rio de
Janeiro: INPA, vol II.

Abraços,
Odileiz Cruz
(DLLV/UFRR)