Funai assina convênio de pesquisa lingüística com o Instituto Max Planck

silvialbb silvialbb at TERRA.COM.BR
Fri May 25 15:54:58 UTC 2007


[Notícia no site da Funai]


O presidente da Funai, Márcio Meira, assinou na última quinta-feira, 05/04, um acordo com o instituto Max Plank de Psicolinquística para cooperação científica na área de pesquisa lingüística. O objetivo é criar acervos modernos, digitais e multimídia para documentar e preservar as línguas indígenas. A parceria prevê também a capacitação tecnológica de pesquisadores e a disponibilização de ferramentas de ponta para a criação de arquivos e base de dados. 
De acordo com o presidente Márcio esse é um passo importante para avançar nas pesquisas sobre línguas indígenas. “Uma iniciativa como essa trará novas oportunidades para a valorização da preservação cultural e lingüística do povo indígena brasileiro”, disse.
De acordo com o pesquisador-visitante do Museu Emílio Goeldi, Sebastian Drude, o acervo permitirá contar a história de um povo através de seus próprios relatos e elementos lingüísticos. “Esse novo mecanismo é uma resposta dessa rede de diversidade que encontramos no Brasil. Por isso, precisamos documentá-la e registrar tamanha riqueza para as futuras gerações”, conta. 
O convênio já começa a vigorar a partir desta semana com a instalação de um centro para registros lingüísticos no Museu do Índio, que abrigará o acervo digital de línguas ameaçadas. “Esse trabalho é de grande importância porque vai ao encontro da nossa vocação, que é documentar as informações sobre culturas indígenas”, afirmou o diretor do Museu, José Carlos Levinho. 
Participaram da solenidade representantes dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20070525/12e9f786/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list