ABELI - Algumas questões

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Thu May 31 17:48:00 UTC 2007

Prezados colegas,

Faço minhas as palavras do Ludo: as questões levantadas pela Ana
Carla e pelo Gabas Jr. são extremamente pertinentes e as preocupações
que refletem são, obviamente, legítimas. Como outros colegas, estou
aguardando as respostas a tais questões para decidir se me afilio à
associação ou não. Caso haja um esboço de estatuto para a associação, espera-se que o mesmo seja amplamente discutido com a comunidade de pesquisadores de línguas indígenas antes que a associação seja oficialmente criada.

Parafraseando um pouco o Wilmar, parece-me que há um equívoco na
formulação de uma passagem da carta de Aryon Rodrigues: diz a carta que a ABELI é "destinada a congregar todos os pesquisadores brasileiros que se dedicam à documentação, análise e descrição das línguas dos povos indígenas do Brasil". A qualificação "brasileiros" permite uma leitura que sugeriria que colegas de outras nacionalidades não fariam parte do público representado pela associação.

Por conta do respeito que tenho por membros da diretoria, prefiro acreditar que "foi mesmo erro de escrita", uma vez que uma associação científica que discrimine por nacionalidade (ou por critérios congêneres) seria, no mínimo, algo anacrônico e de representatividade questionável.

Cordiais abraços,

Eduardo

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "Ludoviko dos Santos"
<lilukabi at ...> escreveu

> Prezados membros da etnolinguistica,
> é bastante oportuno o e-mail do Nilson Gabas, Jr..
> Seria interessante que os idealizadores (me perdoem se perdi algum
e-mail importante) da proposta de Associação se colocassem divulgando
quais suas idéias, anseios, sonhos... com relação aos que atuam com
línguas indígenas. Creio que todos nós esperávamos por uma iniciativa
deste tipo. Mas, é importante lembrar, uma associação deve ter
representatividade para não correr o risco de ser personalista e,
desse modo, descumprir os objetivos de uma Associação.

> Cordialmente,
> Ludoviko dos Santos

4/4/2007 13:09