Ainda sobre os inéditos de Nimuendaju

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Nov 19 02:15:42 UTC 2007

Prezados,

Lembro-me de haver perguntado a respeito disto antes, há alguns anos. Mas,
dada a falta de resposta, retomo agora o assunto.
Alguém poderia me informar quais seriam as possibilidades de acesso ao
material lingüístico inédito de Nimuendaju que, aparentemente, teria ficado
sob a guarda do Museu Nacional?

Meu interesse diz respeito especialmente ao material sobre três línguas
Macro-Jê extintas do Nordeste: Kariri, Kamakã e Pataxó. De acordo com a
lista bibliográfica do CNPI publicada em Meader (1978), haveria no "Arquivo
da Sala Lingüística do Departamento de Antropologia do Museu Nacional"
vocabulários Pataxó ("166 itens"), Karirí ("322 itens") e Kamakã ("250
itens"), entre outras línguas, coletados por Nimuendaju.  Este material
permanece inédito? Pretendem publicá-lo (impresso, internet)?

Ficaria muito grato se alguém (algum colega do Museu Nacional, talvez?) se
dispusesse a me fornecer informações a respeito.

Atenciosamente,

Eduardo

Referência:
Meader, Robert E. 1978. Índios do Nordeste. *Série Lingüística* no. 8.
Brasília:SIL. Disponível online:
http://www.sil.org/americas/brasil/PUBLCNS/LING/IndNord.pdf