Consulta sobre nome ind ígena

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Fri Apr 4 10:41:40 UTC 2008

Caro Luiz Caetano

Segundo o mapa Etno-histórico (1944) de Curt Nimuendaju essa região era habitada por muitos povos tanto no final do século XIX como na primeira metade do sec. XX. Provavelmente essa foi a época de vida da sua avó e com certeza a do nascimento de sua mãe.

Alguns povos desse período são: Patasho (muito difundidos), Kumanasho (idem), Mashakari (idem), Makuni, Gudos, Minyã-Yurugne, Nyepnyep, Gueren, Takrukrak Naket, Etwet, Convúgni, Yiporok-po, entre outros, e naturalmente alguns possíveis remanescentes dos Tupinakin. Creio que os Patasho dominaram o período citado e quem sabe seja por aí que se deva centralizar a pesquisa.

Infelizmente o material que disponho dessas línguas é quase zero e não acrescenta nada no que já transmiti da possível etmologia do nome IOCA/IOKA/YOCA/YOKA/HIOCA/HIOKA/HYOCA/HYOKA, etc.

Um abraço e comunique-nos se descobrir algo mais.

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
From: lucae34 at yahoo.com.br
Date: Thu, 3 Apr 2008 21:08:38 -0300
Subject: [etnolinguistica] Consulta sobre nome indígena

            Prezado Victor e os demais que trataram da pronuncia do nome indígena da avó de Maria Fulgência, ela mandou-me mais informações que repasso à lista e agradeçopelas contribuições.  Cordialmente  Luís Caetano
  Caros José Luis e Victor Petrucci

  Quanto à questão da importância de referências geográficas para melhor situar o termo "ioca": minha mãe nasceu em Caravelas (Extremo Sul da Bahia)no ano de 1930. Não tenho referências sobre o lugar de origem de minha avó, mas tb era do baixo sul.     Até
  Maria Fulgência

José Luís Caetano da Silva
Antropólogo - ABA
Professor Assistente A2 UESB
Doutorando Ciências Sociais/ Antropologia
PPGCS/UFBA