Fontes sobre o Pataxó

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Sun Apr 6 16:12:37 UTC 2008

Caro José Luís,

Se o trabalho a que você se refere é o artigo "A língua dos Patachos"
(1939), do pesquisador tcheco Chestmír Loukotka (publicado na Revista do
Arquivo Municipal, e não na do Museu Paulista), você pode baixá-lo no site
da Biblioteca Digital Curt Nimuendaju:

http://biblio.etnolinguistica.org/loukotka_1939_patachos

Se não for esta a fonte que você tinha em mente, eu estaria muito
interessado em saber qual é. No mais, eu teria apenas mais dois comentários
a fazer sobre este assunto:

1. Quanto mais se investiga a pouca documentação disponível sobre as línguas
do sul da Bahia e nordeste de Minas, mais claro fica que teria certamente
havido contato lingüístico (antes e depois da invasão européia). Por
exemplo, entre as línguas mencionadas pelo Victor Petrucci, algumas
pertencem à família Krenák. Daí a minha sugestão
(http://lista.etnolinguistica.org/1492) de ter sido esta uma possível origem
da palavra.

2. Embora a documentação do Pataxó seja parca, conta-se com uma boa
documentação do Maxakalí, uma língua estreitamente aparentada. Uma excelente
fonte de pesquisa é o Dicionário Maxakalí disponível no site do SIL
(http://www.sil.org/americas/brasil/PortTcPb.htm); também disponível no
mesmo site está o livro Índios do Nordeste, que contém um vocabulário Pataxó
razoavelmente extenso (em comparação com as fontes anteriores).

Eu desejo à Maria muito boa sorte nesta busca por suas raízes!