Concurso P úblico para Ed ucação Superior Indígena

Joÿffffe3o da Silva joaodasilva99 at YAHOO.COM
Tue Apr 15 15:37:36 UTC 2008

     Bom dia Donizete,

     Bom, a gente tem tb que considerar que não é o
nome do orientador nem a latitude da cidade onde o
candidato esudou que definem se ele é um bom candidato
para aquela posição ou não, não é mesmo? Eu mesmo já
presidi banca em Manaus onde tivemos que deixar vaga
sem ser preenchida por avaliarmos que o candidato (era
de fora tb) não teve desempenho à altura - na minha
opinião, aliás, mais porque teve um mau dia que porque
não era talhado para o posto. Mas enfim, coisas de
concurso. Mas voltando ao seu comentário, não sei se
isso corresponderia a um 'sentimento nativista', pra
isso a gente teria que anaisar quem tem passado nesses
concursos, se 'nativos'ou simplesmente de outros
lugares que não a USP, não é?

     Aliás, tenho que dizer que compartilho do
entusiasmo demonstrado pela pesquisadora quanto à
crescente atenção dada a Indígenas na educação
brasileira como um todo, principalmente com relação ao
acesso à educação superior e ao espaço, em termos
gerais, de Indígenas na educação. Recentemente ajudei
a criar o primeiro curso de graduação em antropologia
do país, da UFAM, campus de Benjamin Constant. Curso
voltado para a população indígena, pensado como uma
base acadêmica para o desenvolvimento das atividades
relativas à promoção e proteção da diversidade
cultural e social do país, previstas na constituição
mas nunca implementadas de verdade onde interessa,
isso é, onde a diversidade social e cultural é mais
intensa: Amazônia.

     Abraços,

Adolfo de Oliveira

--- Luis Donisete Grupioni <gda cidaderupioni at usp.br>
wrote:

> Oi, Simoni
>
> De fato é muito interessante ver as universidades da
> região norte, e também de outras regiões do país,
> abrirem cursos voltados exclusivamente para os
> índios, atendendo a demanda crescente deles por
> formação qualificada, inclusive em nível superior.
> Agora é preciso registrar também que os concursos da
> Unifap, razão de sua mensagem, tem gerado
> comentários, nem sempre tão empolgados quanto os
> seus.
> Recentemente o prof. Dr. Laércio Fidelis, com
> mestrado e doutorado pela USP, sob orientação da
> [...]

Yahoo! For Good helps you make a difference

http://uk.promotions.yahoo.com/forgood/