Teses On Line em PDF Protegidos

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Thu Apr 17 01:46:54 UTC 2008

Caro Victor,

Entendo que tais restrições podem vir a ser irritantes, mas cada instituição (ou autor) deve ter suas razões para fazê-lo. No final, na maioria dos casos, há sempre a opção de se contactar individualmente o autor para pedir uma cópia não restrita.

Na minha opinião, é melhor que se compartilhe algo, ainda que com restrições, do que a inércia de não se compartilhar nada, devido a incertezas sobre como salvaguardar os direitos dos autores. O simples fato de termos acesso a tais textos, quer estejamos na Europa, nos EUA, em São Paulo ou no interior de Goiás (ou do Amazonas), tem um poder democratizante enorme, contribuindo para diminuir um pouco o desnível que há, em termos de recursos, entre regiões mais e menos desenvolvidas.  O fato é que talvez estejamos ficando mal acostumados com as vantagens trazidas pela internet -- o que, afinal de contas, não é necessariamente uma má coisa :)

Você mencionou a possibilidade de plágio como sendo, talvez, uma das razões para a "proteção" de arquivos, o que faz sentido. E esta pode ser uma boa ocasião para discutirmos a necessidade de um "upgrade" em termos de conduta acadêmica: maior cuidado com o uso das aspas, maior respeito à "história das idéias", coisas assim. Um efeito colateral da abundância de recursos online é que fica mais difícil lançar mão da desculpa de que não se mencionou o trabalho de fulano por desconhecimento ou falta de acesso...

  From: Victor Petrucci
  To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, April 16, 2008 7:10 PM
  Subject: [etnolinguistica] Teses On Line em PDF Protegidos

  Caros listeiros

  Gostaria de propor um início de debate envolvendo as "teses protegidas"

  Alguém poderia argumentar (a favor ou contra) por que algumas teses são propositadamente protegidas?

  Não me passa pela cabeça que hoje em dia, com tal volume de produção no campo linguístico, não se tenha um espírito de oferecimento amplo e aberto a toda a comunidade interessada. Por que condernarmos a nós mesmos de uma desnecessária e inútil re-digitação?

  Proteger o que? O plágio, o direito autoral?

  Gostaria de poder contar com alguma argumentação para ver se eu me conformo com tal restrição.

  Um abraço a todos

  Victor A. Petrucci Campinas - Brasil ---------------------------------------------------------- Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000 530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages 28.000 palavras / palabras / words

  Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!