Material sobre Wanda Hanke

Vincent Hirtzel hirtzel at HOTMAIL.COM
Mon Aug 4 02:58:59 UTC 2008

Estimados Victor y Fabio :

Sobre Wanda Haenke, fue publicado en Bolivia, hace bastante tiempo ya, el libro siguiente que puede ser de intéres :

Eduardo Ocampo Moscoso : Wanda Hanke en la etnografia boliviana 1952-1958. Libreria Editorial "Juventud", La Paz, 1982, 149 p.

El autor resume el proposito del su libro en estos terminos : "El interés o significación que pudiera tener este libro reside esencialmente en el contenido de las cartas que la gran etnóloga Wanda Hanke tuvo a bien dirigirnos durante su permanencia en territorio boliviano y en el aledaño del Brasil" (p. 11).

Espero que esta referencia pueda servir de algo...

Abrazos,

Vincent Hirtzel

From: Victor Petrucci
Sent: Friday, August 01, 2008 7:25 AM
To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Subject: [etnolinguistica] Material sobre Wanda Hanke

Caros amig at s listeiros

Recebi e encaminho a seguinte mensagem, deste mestrando.

"Meu nome é Fabiano e estou no Mestrado de História da Ciência da Universidade de Oxford. Meu tema de pesquisa é a produção científica do Museu Paranaense durante a década de 40 da qual a etnógrafa Wanda Hanke contribuiu com mais de um artigo. Vi um artigo seu na internet mencionando essa pesquisadora e gostaria de perguntar se o Sr. tem mais informações sobre a biografia dela".

Quem sabe alguém pode indicar algum material biográfico?

Wanda foi colaboradora do Museu onde publicou artigos no boletim "Arquivos do Museu Paranaense", sobre os Caduveo e Sirionó. Nessa época o Prof. Aryon também era colaborador e contemporâneo do Prof. Rosario Farani Mansur Guérios. Esta foi uma fase importante e pioneira que certamente contribuiu para dar as bases para o desenvolvimento da linguística indígena no Brasil.

O e-mail do Fábio é fardigo at uol.com.br

Un abraço

Victor A. Petrucci

Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!