Sobre o dialeto Karirí ou Dzubukuá

queirofelix queirofelix at YAHOO.COM.BR
Mon Dec 15 14:08:49 UTC 2008

Oi, Denny, tudo bem!

Vi sua mensagem e realmente estudos comprovam que, infelizmente, já
não há mais ramos lingüísticos vivos da família Karirí, a não ser
palavras soltas pronunciadas pelos Kirirí da Bahia. Eu trabalho com o
Dzubukuá, dialeto Karirí. A fonologia deste dialeto foi tema da minha
dissertação de mestrado e, agora, no doutorado, continuo trabalhando
com a morfologia e sintaxe desta variedade Kariri. Por não haver mais
falantes, trabalho em cima de textos de padres que descreveram a
língua na época da colonização. Já não sei se existem ainda falantes
das demais línguas que voc citou, o Monoiko e Sapará de Roraima e o
Tapeba e o Pitaguará do Ceará. Só posso te dar, seguramente,
informações sobre a família Karirí, considera hoje extinta.

Um grande abraço a você e aos demais colegas e boa sorte em sua busca.

Márcio (doutorando UFPB)