l ínguas descobertas?

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Mon Dec 15 14:16:18 UTC 2008

Caros amigos listeiros

Realmente, há uma parcela dos Kariri de Alagoas que se preocupa com a perda da língua e declara que gostariam muito de retomá-la. Tentei ajudá-los de longe. Missão impossível. Questões outras que não lingüísticas forçam a pressionam a postura desse povo e os coloca numa prostração quase sem saída. Em nenhum instante indicaram que há alguma parcela de seu povo que tenha conhecimento da língua.

Há dois anos incentivei que eles, frente ao interesse dos mais jovens e a pedido deles próprios, tentassem uma coleta de palavras "não-portuguesas" existentes na comunidade (da Cafurna AL) principalmente entre os mais idosos. Podemos ver na lista abaixo que a quase totalidade das palavras vem do português, uma pelo menos da língua geral ou de alguma língua Tupi, provavelmente através do português. A coleta deveria ser aprofundada, penetrando nos recônditos da nomenclatura biológica (nomes de árvores, peixes, animais, aves, insetos), dos costumes e crenças, retomada de algum pronome, de ualguma influência ou resquício da fala dele na ordem e estrutura do português local, etc.

Mas, como fazer isso se a sobrevivência e o ronco da barriga falam mais alto?

Alguns poucos termos recolhidos foram:

ANDAÇO       DIARREIA

BADALO        BOCA

BUGAIO        OLHO GRANDE

DIFUÇÓ        GRIPE

FUNDIO        ANUS

FUTE             DIABO

GÃO              VAGINA

GERMANA    INDISPOSIÇÃO

GUENZO       CACHORO

LATRINA      MAU CHEIRO

LETÊI            MANCO,
COCHOPACOVÁ       BANANA

PATUÁ          CARA LARGA
( ROSTO GRANDE)

PÊTA             PÉ

PIONGO        TRISTE

PITININZIM   PEQUENINO

PUNGÁ          POUCO

QUIBACA      ORELHA

RUMA            PORÇAO

VENTA           NARIZ

Não apenas a língua está perdida, parte da esperança também.

Contudo, consegui dialogar que eles têm uma posição privilegiada entre os povos que perderam sua língua. Uma Gramática feita pelo Pe. Mamiani com extenso vocabulário. Esse seria um possível recomeço, tal qual israelitas retomando o hebráico depois de séculos sem ser falado fora das Sinagogas. Faltaram as condições necessárias e o projeto abortou.

Um abraço a todos,

Victor A. Petrucci
Campinas - Brasil
Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000
530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages
28.000 palavras / palabras / words