Atoraí (Arawak): fontes

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Thu Dec 18 18:18:22 UTC 2008

Prezado João Paulo,

Estes trabalhos mais antigos são, aparentemente, mapas (reunidos em
publicação de 1896 como documentação para a arbitragem diplomática da
questão de fronteira entre a Venezuela e a então Guiana Inglesa).
Concordo que é sempre bom ter acesso aos originais, mas, neste caso,
levando em consideração a meticulosidade de Nimuendaju, é provável que
a localização dada por ele seja confiável -- pelo menos até que se
possa ter acesso aos originais (que, infelizmente, não parecem
disponíveis online).

O outro livro de Coudreau a que você se refere também está disponível
online:

http://books.google.com/books?id=jDcTAAAAYAAJ

Em todo caso, vou enviá-lo por email, individualmente, já que parece
haver restrições quanto ao download de itens do Google Books a partir
de IPs não norte-americanos.

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "João Paulo Jeannine A.
Carneiro" <joaojeannine at ...> escreveu

> Caríssimo Eduardo,
>
> Agradeço sua prontidão na disponibilização das informações. Conheço a
> maioria dos textos, exceto os de língua alemã (em função das barreiras
> lingüísticas, terei que escalá-las). No entanto, todos esses
trabalhos são,
> praticamente, da segunda metade do século XIX em diante e o
Nimuendaju cita