Biblioteca Digital de Antropologia/Berkeley

corbera corbera at UOL.COM.BR
Fri Jul 11 18:08:14 UTC 2008

Caro Eduardo,
Tanto o Portal de Periódicos da CAPES quanto o JSTOR e outros funcionam. Claro, as universidades precissam estar associadas para ter o acesso correspondente. Na UNICAMP funciona tambem o Proquest dissertations.

Angel Corbera Mori
Departamento de Lingüística
IEL-UNICAMP

Caros Odair e Victor,

De fato, poucos são os itens cujo texto integral está disponível
gratuitamente para download. Limitam-se àqueles publicados, como eu
dizia, pela própria Univ. da Califórnia -- entre eles, os três
trabalhos de Nimuendaju a que me referi. Caso vocês tenham problemas
para baixar um deles, me avisem (individualmente); podemos
disponibilizá-lo na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju, via Internet
Archive.

Quanto a artigos de periódicos via JSTOR, apenas as fichas
bibliográficas são disponibilizadas, com links restritos para o
conteúdo online. Mas isto não deveria ser um problema para aqueles
que, no Brasil, têm acesso a instituições superiores públicas, como a
UFT e a Unicamp, não? Afinal, parece que o material do JSTOR (como
o 'American Anthropologist', por exemplo) é parte da longa lista de
recursos disponíveis através do Portal de Periódicos da CAPES
(http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp). Como este
não é o meu caso, fico curioso para saber se realmente funciona.
Alguém tem experiência com o uso do Portal de Periódicos da CAPES?

De volta ao "Anthrohub" da UC Berkeley, há vários outros materiais de
interesse mais amplo (não exclusivamente sul-americanista), incluindo
arquivos sonoros com conferências de autores como Claude Lévi-Strauss
(http://sunsite.berkeley.edu/VideoTest/levi.ram).