Wikip édia em nheengatu

Emerson José Silveira da Costa emerson.costa at GMAIL.COM
Fri Jul 25 14:08:23 UTC 2008

2008/7/25 Victor Petrucci <vicpetru at hotmail.com>:
> Caro Emerson e colegas listeiros
>
> Creio que vale a pena sim. Faço meu o seu convite a todos. Uma das formas de
> consolidar a página é colocar os "argumentos a favor". Há um local próprio
> para isso na página Wiki. Sugiro que os textos sejam em português.
>
> http://meta.wikimedia.org/wiki/Requests_for_new_languages/Wikipedia_Nheengatu#Arguments_in_favour

As pessoas que vão julgar a viabilidade da Wikipédia em Nheengatu
provavelmente não sabem português. É melhor que as pessoas coloquem
seus argumentos a favor em inglês, se o souberem. Se não, coloquem em
português, e alguém poderá traduzi-los para o inglês.

> Tenho um pequeno
> vocabulário dessa língua que pode ser minha primeira contribuição. Há ainda
> material antigo do Alcionílio Bruzzi Alves da Silva e textos também antigos
> de pesquisadores americanos..

Lembro que essa Wikipédia deve ser uma enciclopédia sobre vários
assuntos, com artigos ESCRITOS EM NHEENGATU. Por exemplo, a pessoa
deveria procurar uma palavra em nheengatu, como "mukáwa" [=arma de
fogo] e ler informação sobre ela também em nheengatu. Por isso a
participação de falantes nativos seria tão importante.

Eu acabei de propor também a criação de um Wikcionário em nheengatu.
Esse será o lugar ideal para consolidar os vários vocabulários.

--
Emerson José Silveira da Costa
http://www.nautilus.com.br/~ensjo/

Milliones de personas comprende INTERLINGUA
sin necessitate de studio previe!
http://www.interlingua.com/ (in Interlingua)
http://www.interlingua.org.br/ (em português)