Wikipédia em nheengatu

Sebastian Drude sebadru at ZEDAT.FU-BERLIN.DE
Fri Jul 25 13:57:38 UTC 2008

Prezados colegas da lista,

não quero aqui discutir a utilidade ou necessidade de uma versão
Nheengatu da Wikipedia, mas apenas fazer um comentário sobre a
formulação proposta como apoio ao pedido: [Amazônia] "agora ameaçada
pela cobiça internacional".

Como a maioria de vocês deve estar acompanhando na discussão sobre as
reservas indígenas, agora mais atualmente no caso da Terra Raposa o
Sol, há excelentes argumentos, dados particularmente pelo eminente
atropólogo Eduardo Viveiro de Castro, que a Amazônia está muito mais
ameaçada pela cobiça de fazendeiros e empresas brasileiras do que por
uma suposta "cobiça internacional" (identificada muitas vezes com ONGs
e pesquisadores antes de, por exemplo, multinacionais e missionários),
postulada e usada como argumento e "boneca de palha" por militares e
outros para justificar medidas questionáveis.

Acho que não cabe, portanto, incluir uma expressão tão pesada e
ideologicamente duvidosa, num pedido de outro carater.

Sei que eu, como estrangeiro, para alguns possa aparecer suspeito para
falar sobre o assunto, mas creio que esta lista continua melhor se se
posiciona claramente contra o xenofobismo e refuta qualquer discurso
que pode ser instrumentalizado para medidas xenófobas (e
anti-indígenas, como no caso da homologação da TI Raposa do Sol).

Por razões semelhantes, confesso que também me sinto algo constrangido
ao ler, nesta lista, chamadas para iniciativas de apoio para
atividades missionárias como as que visam a tradução da Bíblia para
línguas indígenas, como recentemente.

Cordialmente,

Sebastian Drude