Wikip édi a em nheengatu

aline.cruz aline.cruz at UOL.COM.BR
Mon Jul 28 14:17:09 UTC 2008

Prezado Emerson e colegas da lista,

Para se ver como é escassa a informação atual na língua aos interessados não acadêmicos. Já faz algum tempo que ando buscando coletando informação sobre o tupinambá e o nheengatu, e nunca tinha ouvido falar que "mukáwa" tinha evoluído para "muka"! Isso é um caso isolado ou um fenômeno abrangente? Por exemplo, "tuxáwa" teria sofrido a mesma transformação?

 Há vários grupos de pesquisa trabalhando sobre o Nheengatu moderno: pesquisadores filiados ao Projeto de Sociolinguistica (Bessa Freira, Ana Carla Bruno, Moore, Floyd), o prof. Gerald Taylor, e outros pesquisadores em formação (mestrandos e doutorandos) como eu.  A informação é escassa porque estes projetos estão em andamento. Tenho certeza que todos os pesquisadores disponibilizarão seus resultados aos interessados (acadêmicos ou não) assim que os trabalhos forem concluídos.

Atenciosamente,

Aline.