Arara do Rio Branco

Larissa Lisboa eljusticeira at HOTMAIL.COM
Sun Jun 1 20:20:16 UTC 2008

Olá, Sou estudante de Letras e estou colaborando num projeto naárea de línguas indígenas sobre documentação e classificaçãoda língua dos Arara do Rio Branco (também conhecidos como Arara do Aripuanãe Arara do Beiradão), uma comunidade que fica no noroeste do Mato Grosso, próximoà cidade de Aripuanã.Gostaria de saber se algum dos colegas reconhece, nas informações abaixo e nos termos que relaciono a seguir, alguma língua que possa ser parente desse Arara (que já foi dado como Tupi-Mondé):   Os dados que temos conseguido não são muitos (as condições para obter também não são muito favoráveis) mas no conjunto limitado de dados que dispomos é possível fazer algumas poucas hipóteses sobre a morfologia da língua: no-  ~  nu- (prefixo de 1ª pessoa do singular)  = "comer" : praia ; "quero comer" : nupraiaO mesmo prefixo aparece junto a diversos termos que se referem a partes do corpo humano (nukapi = meu olho ; numbexabm = minha boca ; numbabm = meu cabelo ) e também em termos de parentesco (nukanõ = minha nora) i-  (prefixo de 3ª pessoa singular masculino) =   "esposa dele" : ikunã tu- (~ u- ?)  (prefixo de 3ª pessoa singular feminino) =  "boca dela" : tumbexabm   Dos três itens acima, o de 1ª pessoa não deixa dúvidas; os demais, dependem de mais dados.  Eis alguns dos termos do vocabulário da língua (sempre oxítonas):  Céu :        arumbej   Estrela :   se?ka  ~ setka   Lua :         setka-paj   Sol :          setka-ngod  ~ setka-got   ( godn ~got = quente)   Água :       ade  ~ aded  ~ ade?  Onça :       beko   Onça preta (pantera):  beko kupe   Arco :        mbrixo  (~brixo )   ~  mbrixog  ~ mrixo?  Espingarda :   mbrika  ( ~brika)   Borboleta :      mixebm   (ou morcego ?)   Grande :     paj   Pequeno :   tik   Frio :           putik ~ pute  ~ puti    Jabuti :        txiberu   Tamanduá-Mirim :   apibib  ~  apibi  ~  apibim´

Obrigada,
Larissa Lisboa