Sobre o tenente Eduardo Arthur Sócrates

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Fri Jun 20 16:24:26 UTC 2008

Prezados,

Lendo o vocabulário Karajá de Eduardo Sócrates (1892),
disponibilizado recentemente na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju,
tive a agradável surpresa de encontrar mais um empréstimo da Língua
Geral: uma palavra não mais usada para 'dinheiro', introduzida,
possivelmente, em tempos coloniais
(http://blog.etnolinguistica.org/).

Embora uma análise do vocabulário deixe claro que se trata do dialeto
Karajá do Sul (falado desde a aldeia de São Domingo, no MT, à de
Aruanã, em Goiás) -- corroborando, assim, a hipótese de que a origem
do empréstimo teria sido a Língua Geral Paulista --, eu gostaria de,
se possível, obter mais informações sobre o local da coleta.

Alguém poderia me indicar possíveis fontes de informação sobre
Eduardo Sócrates e os vocabulários por ele publicados?

Desde já, muito obrigado.