Palavras para 'flecha envenenada' em línguas Tupí(-Guaraní)

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Sun Jun 22 11:50:44 UTC 2008

Prezados,

Venho desconfiando, há algum tempo, que a palavra para 'flecha
envenenada' em Karajá -- j-uasa -- pode vir a ser um empréstimo de
alguma língua Tupí (cf. Lemos Barbosa, Pequeno Vocabulário Português-
Tupi, p. 107: uúba 'flecha', uubassy 'flecha envenenada'; como em
Tupi, esta palavra pertence à classe de raízes que levam o
chamado 'prefixo relacional').

Por razões fonológicas, não me parece que KRJ juasa seja de origem
Tapirapé ou Língua Geral ("the usual suspects"); talvez pertença a
uma outra camada, mais antiga, de empréstimos Tupi em Karajá.

Enfim, ficaria muito grato se os colegas da lista pudessem me
fornecer os equivalentes de uubassy em outras línguas Tupí,
especialmente as do Centro-Oeste (regiões do Xingu e Tocantins, em
particular). Ocorreriam cognatos em outras línguas Tupí além da
família Tupí-Guaraní?

Mais uma vez, obrigado!