Palavras para 'flecha envenenada ' em l ínguas Tupí(-Guaraní)

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Sun Jun 22 17:32:18 UTC 2008

Caros Victor e Mônica,

Mônica, muito obrigado pelas informações sobre o Avá.  Victor, muito obrigado pela sua costumeira disposição em ajudar. Este seu banco de dados é mesmo uma mão na roda! Com estes dados, fico mais inclinado a pensar que a origem é mesmo uma das línguas Tupí-Guaraní da região. (Ajudaria um pouco mais saber qual a forma do prefixo relacional nessas línguas -- mas aí sei que estou pedindo demais...).

Sim, a forma Tupí-Guaraní é certamente um composto. Embora nas minhas fontes (de fato, tenho apenas os dois vocabulários de Lemos Barbosa), a raiz -sy não ocorra por si só, há anhassy (s) 'venenoso' [animal que morde]; incluria, talvez, a raiz sy?  Quanto à forma para 'flecha' em Karajá, é wyhy (onde 'y' representa a vogal central alta).  Para dizer que algo é venenoso, usam a raiz (k)uri 'mistura': i-uri=di 'com mistura').

Bem, só isso por enquanto.

  From: Victor Petrucci
  To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
  Sent: Sunday, June 22, 2008 11:11 AM
  Subject: RE: [etnolinguistica] Palavras para 'flecha envenenada' em línguas Tupí(-Guaraní)

  Caro Eduardo

  As questões que vc apresenta à lista são sempre instigadoras, contudo, não sei se o que segue vai te ajudar em algo...

  Rodrigues no capítulo "As Consoantes do Proto Tupi" in Línguas e Culturas Tupi, 2007 p. 186., dá a forma reconstruída para flecha no PTcomo **ekw?ip. Apresenta ainda os seguintes cognatos:

  Munduruku op;  Kuruáya oup;  Tupari ekup e o Makuráp ekip. Eu acrescento o Karo õp. A forma reconstruída no TG é PTG *u?ib (onde b=beta) [Rodrigues 2007?186]. que deu origem aos seguintes termos:

  Apiaká oiba (N: flecha);     Asurini do Tocantins o'ywa (N: flecha);    Asurini do Xingu o'ýwa (N: flecha);     Avá Canoeiro uvá  (N: flecha);    Guajá -wy'ý (N: flecha);     Guajajara u'yw (N: flecha);    Guarani -u'y (Nh: flecha);    Guarani Mbya -u'y (Nh: flecha, lança);    Guarayo uhu (N: flecha);    Kamayurá y'yp (N: flecha);    Kayabi u'yp; u'ywa (N: flecha);    Kokama 'uwa (N: flecha);    Ñeengatu uya (N: flecha);    Sirionó uu (N: flecha);    Suruí do Tocantins u'yw (N: flecha);    Tap ohyp (N: flecha);    Tupinambá u'ub, uyba (N: flecha);    Tupinambá uybasy (flecha envenenada);     Urubu do Gurupi u-yu (N: flecha);    Wayampi yiwu: (flechar);    Xetá vûá (N: flecha);    Zo'é -jiwun (flechar)

  Infelizmente não tenho mais exemplos de "flecha envenenada".

  O termo que vc cita, provavelmente é composto. Mas, composto de que? Flecha-veneno?.

  Quem sabe não seja o PTG *achi (ch=c^) dor/doente/doença que daria algo como "a flecha que causa doença". Contudo não encontrei nenhum cognato desse proto relacionado a veneno.

  Não resisto à tentação de dizer que em Proto-Pano veneno é *?ashõ e em Proto-Tacana é *atsa.

  Se for um empréstimo, provavelmente ocorreu porque a "técnica" de envenamento da flecha era distinta daquela usada pelos Karajá e foi aprendida com algum povo Tupi como novidade.

  Qual o termo para flecha em KRJ? Tenho um termo provavelmente mal grafado uöxö é isso? Como é veneno/envenenado em KRJ?

  Um abraço

  Victor A. Petrucci Campinas - Brasil .