Texto de Eduardo Viveiros de Castro

silvialbb silvialbb at TERRA.COM.BR
Mon Jun 30 05:05:44 UTC 2008

Caro Victor e demais listeiros

O momento que os povos indígenas brasileiros estão vivendo é muito sério e não só na Amazonia. Eles estão sofrendo pressões que eu só vi na época da ditadura. Tudo pelo "desenvolvimento brasileiro". Tenho alertado, escrito, falado em meus cursos e encontros. Na época da ditadura a sociedade civil articulou-se com os povos indígenas e muitos encontros, movimentos etc. foram realizados naquela época. Não sinto isso no momento. Sinto que eles estão sendo ignorados pela maioria da população, quando não, e mais frequentemente, vistos como "os entraves" do tal progresso: a cana, o arroz, o gado, as barragens, as hidrelétricas, enfim...Pelo contrário, a sociedade civil está sendo colocada contra os povos indígenas. Basta ligar a televisão e ler os jornais. O texto do Eduardo é importantíssimo, mas pouca gente tem acesso a ele. Creio que um movimento mais significativo deveria estar ocorrendo, pois, de meu ponto de vista, a pressão está muito, muito forte. Até quando eles vão aguentar?
Abraços a todos
Silvia Braggio
De:etnolinguistica at yahoogrupos.com.br

Para:etnolinguistica at yahoogrupos.com.br

Cópia:

Data:Sun, 29 Jun 2008 21:56:13 +0000

Assunto:[etnolinguistica] Texto de Eduardo Viveiros de Castro

Caros listeiros

Repasso texto do Eduardo Viveiros de Castro para conhecimento e mais um alerta do rumo que toma nossa Amazônia.

Um abraço

Victor A. Petrucci

Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.

Atualizado em 29/06/2008

Silvia L.B.Braggio