Sobre a inclusão da família Jabutí no tronco Macro-Jê

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Tue Nov 11 16:56:44 UTC 2008

Prezados,

Em artigo recentemente aceito para publicação no IJAL, Hein van der
Voort e eu investigamos a hipótese, devida inicialmente a Curt
Nimuendaju, de que a família Jabutí, de Rondônia, seria geneticamente
relacionada à família Jê, como parte do tronco Macro-Jê.  Nosso
artigo, baseado em comparação entre o Proto-Jabutí (reconstruído por
Hein) e o Proto-Jê (reconstruído por mim), corrobora esta hipótese.

Para aqueles interessados neste assunto, o artigo, "Nimuendaju was
right: the inclusion of the Jabutí language family in the Macro-Jê
stock", está disponível para download no meu website:

http://ribeiro.wikidot.com/paper:jebuti

O artigo de Hein com a reconstrução preliminar do Proto-Jabutí,
publicado no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, também está
disponível online:

http://marte.museu-goeldi.br/seer/index.php/boletimhumanas/article/view/105

A comprovação de tal vínculo genético pode vir a ter implicações
interessantes para a compreensão de movimentos populacionais
pré-colombianos em vasta parte das terras baixas da América do Sul,
podendo suscitar novas idéias quanto ao provável local de origem do
Macro-Jê.  Este tema seria discutido por mim no VI Encontro Macro-Jê
em Goiânia (http://ribeiro.wikidot.com/abstract:matto-grosso), do qual
infelizmente não poderei participar.

Mas convido, assim mesmo, os colegas interessados a lerem os artigos
listados acima e avaliarem seus méritos e possíveis implicações. Aos
colegas estudiosos de línguas Macro-Jê, em particular, convido a
buscarem eventuais semelhanças entre as línguas da família Jabuti,
comparadas no artigo de Hein mencionado acima, e as línguas a cujo
estudo se dedicam.  Sugestões, naturalmente, serão muito bem vindas.