Sotaques brasileiros

Beni Borja - Psicotronica beni at PSICOTRONICA.COM.BR
Thu Nov 20 13:52:36 UTC 2008

Prezados Professores, Doutores e Sabidos em geral,

Com a cara-de pau que a internet me faculta , me atrevo a invadir esse espaço de doutas discussões para propor uma questão que me aflige.

Sou um mero músico/ ompositor popular , leigo por completo nas artes e manhas da etno-linguística, mas um profundo curioso sobre a intercessão entre as linguas e a história.

Num colóquio etílico recente com um amigo, discutíamos sobre os diversos sotaques do Brasil. Inspirado por Baco fiz a temerária afirmação que os nossos diversos sotaques regionais, tem sua gênese nas línguas indígenas faladas naquelas regiões  antes do aparecimento do português.

É com certeza uma afirmação que tem a leviandade típica dos ignorantes, que despreza a enorme complexidade da presença indígena antes da invasão portuguesa e as dificuldades de estabelecer um nexo causal entre o português falado hoje e as línguas faladas pelos índios.

Mas não obstante essas dificuldades , teria a minha tese algum farrapo de evidência para sustentá-la??

Agradecendo desde já a "ajuda dos universitários" que por ventura receba,

abraços

Beni Borja