Artigos

corbera corbera at UOL.COM.BR
Mon Sep 29 01:52:13 UTC 2008


Caros colegas da Lista,

A Revista Scientific American (Brasil), AMAZÔNIA (A Floresta e o Futuro), em seu número 3 do mês de setembro traz dois artigos de interesse:

1) O destino dos povos "Isolados" artigo escrito pelos antropológos Louis Forline (UFPA/MPEG) e Jorge Pozzobon (MPEG), p. 30-35.

2) Desafio de documentar e preservar línguas, da autoria de Denny Moore, Ana Vilacy Galucio e Nilson Gabas Junior, membros pesquisadores do MPEG, p. 36-43.



Outro trabalho relevante publicado on line (site do uol.com.br), pela Revista NOVOS ESTUDOS da CEBRAP, é o artigo de Pedro de Niemeyer Cesarin(USP):

 "BABEL DA FLORESTA, CIDADES DOS BRANCOS?" De acordo com o autor:

"Este ensaio trata da relação entre territórios indígenas e espaços urbanos. Tal relação é aqui abordada pelo ponto de vista da mitologia e do xamanismo dos Marubo, um povo falante de língua Pano e habitante da Terra Indígena Vale do Javari (AM). As reflexões elaboradas pelos xamãs marubo sobre os estrangeiros e as cidades são tributárias de estruturas de fundo do pensamento ameríndio, que vêm sendo elucidadas nas últimas décadas pela etnologia americanista. A falta de maior diluição dos avanços da etnologia, seja no próprio ambiente acadêmico, seja em um ambiente cultural ou político mais amplo, tem tornado difícil a superação de uma série de equívocos comuns na interpretação dos trânsitos entre floresta e cidade e das estratégias indígenas de ocupação do espaço urbano. As lacunas de informação sobre tais deslocamentos possuem conseqüências graves para os povos da floresta e suas relações com o mundo não-indígena. A proliferação de julgamentos equivocados tem se tornado crescente, num contexto em que a manutenção da demarcação contínua de grandes reservas tais como a Raposa Serra do Sol está em debate e que a mídia, na esteria de uma opinião pública ignorante, não fornece matéria suficiente para a reflexão sobre temas obscuros e (aparentemente) distantes". 



Angel Corbera Mori
Departamento de Lingüística
Área de Línguas Indígenas
IEL-UNICAMP

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20080928/aaa1092e/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list