Curim ã lambaio

Sebastian Drude sebastian.Drude at GMAIL.COM
Fri Dec 4 10:55:44 UTC 2009

Caros co-listeiros,

hoje eu me dirigo a vocês com uma pergunta sobre origens de palavras
do Português:

Vocês por acaso sabem que é "Curimã lambaio"?

Há esta expressão no foco de uma música do dorival caymmi...
mas até agora ninguém tem a menor idéia do que seja.

Vejam a letra da música em

http://www.mpbnet.com.br/musicos/dorival.caymmi/letras/o_vento.htm

A primeira palavra, "Curimã", pode, creio, pela estrutura, muito bem
ser do Tupí.

Na web se acham algumas alusões a peixes (será relacionado com
"Curimba?"), mas nenhuma explicação esplícita.

Já a segunda palavra, começando com "L" e terminando no triftongo
"AIO" me parece muito mais Português ou pelo menos Romano do que Tupí.

Em "http://www.dicionarioweb.com.br/lambaio.html" achei:

lambaio (lam-bai-o) s. m.
Bras. Vassoura de panos velhos ou estopa, para limpar fornos de padaria.
Vassoura de embira que, nos engenhos de bangüê, é usada para retirar
dos tachos a espuma do açúcar.
Servente ou criado de condição muito baixa.

Mas isto não explica nada sobre a combinação com Curimã...

Começaria a especular sem fundamentos... (se Curimã for nome de peixe,
Curimã lambaio pode ser uma sub-espécie, qie se parece com panos
velhos...? Mas porque Dorival dedicaria uma canção a este peixe??)
Porém, antes de viagar longe, prefiro perguntar para este forum que
sempre me surpreendeu pela sua sabedoria acumulada.

Então, alguém sabe mais?

Sebastian

--
!! PLEASE DO NOT USE Sebastian.Drude at fu-berlin.de ANY MORE!!