Mapa etnoling üístico de Martius (1867)

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Wed Dec 9 17:36:47 UTC 2009

Prezados,

Por falar no mapa etno-histórico do Nimuendaju... Para fazer jus a esta monumental obra, estaria na hora de termos uma edição digital "viva", clicável, em que as informações visuais do mapa fossem conectadas com as referências bibliográficas consultadas por Nimuendaju (e, possivelmente, informações atualizadas desde então).

Um exemplo de mapa clicável bacana é o produzido pelo Jost Gippert, disponível no site do TITUS (http://tr.im/gippert). A diferença com a idéia que tenho em mente é que, ao clicar-se, não se teria apenas uma visão mais detalhada de uma área, mas também a possibilidade de se saber de onde vêm as informações em que o autor de baseou (e talvez links para outros recursos).

Uma outra possibilidade interessante (e certamente mais acessível) seria o uso de algo como o Google Maps. Um bom exemplo é o mapa que Jonas Gregorio, co-editor da Bibliografia Macro-Jê Online, está fazendo sobre os povos Macro-Jê (http://tr.im/jeologicas).

E já que estou sonhando, não seria ótimo se os inéditos lingüísticos de Nimuendaju, arquivados no Museu Nacional, se tornassem disponíveis online, a exemplo do que fizeram Willem Adelaar e Hélèna Brijnen com materiais de Franz Caspar e outros inéditos (http://tr.im/caspar)?

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, Renato Athias <renato.athias at ...> escreveu