Imprensa: "Tupis-guaranis j á estavam no Sudeste há 3.000 anos"

rick at MBOX1.UFSC.BR rick at MBOX1.UFSC.BR
Wed Feb 11 06:16:05 UTC 2009

Prezado Eduardo, acredito que a reportagem utilizou "povo
tupi-guarani" como um termo generico para agricultores/ceramistas. A
minha leitura da reportagem éque  simplesmente reforça as evidências
que ocorreram duas ondas agrícolas no sul e sudeste, a primeira onda
associada a povos que falam línguas do tronco macro-Jê. Sem
compreender as ondas tecnoloógicas associadas às ocupações por
agricultores, resta apenas rotular todas as evidências arqueológicas
como tupi-guarani. Com certeza a reportagem não se preocupou em
associar carvão antigo e cerâmica com falantes de línguas atuais, um
erro comum a todos os leigos. Em resumo, além de confundir alhos com
bugalhos, acredito que uma onda de ocupação por agricultores de
sementes (abobora feijão batata doce) está sendo confundido com uma
ocupação posterior e muito mais intensiva por agricultores que
acumulavam mais proteina, óleo e amido nas suas roças (de milho e
mandioca).
Rick Miller