ajuda sobre indios Borba/AM

raynice silva raynicemao at YAHOO.COM.BR
Thu Feb 19 13:33:59 UTC 2009

Caros colegas,

Uma amiga, que trabalha o português falado no Amazonas, necessita das seguintes informações:

-quais os grupos indígenas que habitavam a região do município de Borba/AM.
-que línguas eram faladas na região.
-e, se alguém tem a informação, quando foram os primeiros contatos com os não-indígenas

Como disse, a tese dela é sobre o português falado, mais exatamente na região de Borba/AM e essas informações são importantes tendo em vista o contato linguistico. As informações que tenho é que a região era originalmente habitada pelos Mura e por grupos Aruak (sobre os últimos não tenho muita certeza), de qualquer forma, quais grupos...?
Atualmente sei que lá habitam Muduruku(T.I. Koatá-Laranjal), Sateré-Mawé(tb. em Koatá-Laranjal), Apurinã, Torá e Tenharin.

Se alguém tiver as informações que ela precisa ou souber de alguma referência que possa ajudá-la, por favor, compartilhem na lista que eu repasso para ela.
Grata desde já,
Raynice Pereira da Silva

http://br.maisbuscados.yahoo.com