mat éria na Folha de São Paulo

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Thu Jul 16 05:29:38 UTC 2009

Olá, Renato,

Eu, infelizmente, ainda não vi o mapa que você menciona. Mas, no site do "Mais" (http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/novoemfolha47/), no topo de cada matéria, à esquerda, há um ícone em que aparentemente se pode clicar para enviar correções.

Há outras informações questionáveis. No caso da família Jê, por exemplo, o Krenjê é listado como "ameaçado", quando na verdade já não haveria falantes (vide http://macro-je.etnolinguistica.org/item:215). Esta informação equivocada se deve ao Ethnologue, que, pelo menos no que diz respeito às línguas faladas em território brasileiro, não merece confiança. Felizmente, contamos com fontes muito mais atualizadas e confiáveis (como, por exemplo, o artigo de Moore, Galúcio e Gabas Jr., disponível em http://www.etnolinguistica.org/media:set2008).

Aproveitando a ocasião, gostaria de agradecer a duas outras colegas que fizeram a gentileza de enviar para a lista os textos da FSP (cujas mensagens não foram encaminhadas, para evitar o envio repetido das mesmas informações): Flávia Hirata-Vale e Renata Machado Setti.

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, Renato Athias <renato.athias at ...> escreveu