Res: [etnolinguistica] Jogos de bola

Odair Giraldin ogiraldin at YAHOO.COM.BR
Mon Jun 1 09:32:33 UTC 2009


Prezad at s
O mesmo jogo (Pen Tag)  informado por Marcela também existia entre os Apinajé (consultar Nimuendajú). Era um "jogo" realizada no final do Pembkaag (primeira iniciação masculina) quando camdas de "leite" de mangabeira eram espalhadas pelo corpo dos iniciandos e depois de secas eram retiradas iniciando a bola com om pequeno pedaço de terra dura. Assim, todos os inciandos eram  ritualmente "depilados" e depois e realizava o "jogo" que consistia em dois grupos (possivelmente as duas metades Koti e Kore) frente a frente jovagam esta bola para o alto utilizando uma "luva" de madeira (que funcionário como uma raquete) com a qual batiam na bola. Ainda hoje para se referirem ao jogo de futebol, os mais velhos dizem: pen tag.
At.
Odair Giraldin





________________________________
De: Marcela Coelho de Souza <macoelhosouza at terra.com.br>
Para: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Enviadas: Domingo, 31 de Maio de 2009 10:35:31
Assunto: Re: [etnolinguistica] Jogos de bola





Eduardo,

Os Kisêdjê (Suyá) tinham um jogo de bola, componente de uma cerimônia que fazia parte do ciclo de rituais de iniciação. O jogo chamava-se Pensôktagy (Pen = mangabeira; sôkô = resina; tag = atirar para o alto), e era jogado com uma bola feita do látex esfregado no corpo dos meninos e depois retirado e enrolado. Não existem testemunhos de primeira mão deste jogo (mesmo os velhos só ouviram falar); em Seeger 1981 (Nature and Society in Central Brazil), p.157, vc encontra uma breve descrição.

De imediato, é isso. Tenho vaga memória de outras referências a jogos de bola na literatura jê e talvez alto-xinguana. Vou checar e se achar algo te digo.

Abraço,
Marcela
-- 
Marcela Coelho de Souza
Departamento de Antropologia/ UnB
[61] 3307-3006/3307- 3264 r. 218 (tel/fax—dan)
[61] 9674-3759 (cel)
[61] 3347-5012 (casa)


________________________________
From: eduardo_rivail <kariri at gmail. com>
Reply-To: <etnolinguistica@ yahoogrupos. com.br>
Date: Sat, 30 May 2009 22:48:56 -0000
To: <etnolinguistica@ yahoogrupos. com.br>
Subject: [etnolinguistica] Jogos de bola

 
  

  

Prezados,

Na Arte de Grammatica da Lingua Kiriri, o Padre Mamiani (http://tr.im/ mamiani) registra o seguinte verbete (p. 24 da edição de 1877; http://tr.im/ kiriri):

"Pepè, péla de jugar"

Como demonstra Aryon Rodrigues (1948), pode-se aprender muito acerca da cultura Kipeá através dos dados lingüísticos disponíveis na gramática e no catecismo de Mamiani. O lexema acima parece sugerir a existência de um jogo de bola entre eles. Alguém saberia se haveria alguma descrição deste jogo?

Eu ficaria grato também por qualquer informação sobre jogos de bola entre outros povos sul-americanos (bem como, se possível, indicações bibliográficas sobre tais jogos e a terminologia, em língua indígena, relacionada aos mesmos).

Abraços a todos,

Eduardo

Referência:

Rodrigues, Aryon. 1948. Notas sôbre o sistema de parentesco dos índios Kiriri. Revista do Museu Paulista (Nova Série) 2:193-205.

  
    

________________________________
E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui <http://ecp.terra. com.br/cgi- bin/reportspam. cgi?+_d=SCYxNjk1 NTU5MiNwZXJtIXRl cnJhJjEsMTI0Mzcy NDUwOS4zODg5NjUu NDM4Mi5xdWVzbmVs LnRlcnJhLmNvbSwy MjQ5Nw==TerraMai l> .
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam. 

________________________________
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 30/05/2009

 
   


      Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20090601/22464e9b/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list