Jogos de bola

Ana Paula Brandao warirei at YAHOO.COM.BR
Tue Jun 2 12:52:09 UTC 2009

Caro Eduardo,

Os Paresi-Haliti (Aruák) têm um jogo de bola, praticado ao final de cerimônias como na festa da menina-moça e na festa onde as crianças recebem nomes. O jogo chamava-se Xikonahati, e é jogado com uma bola feita do látex retirada da mangabeira (a bola chama-se haidya ou zoloze tehazoli). São duas equipes que batem a bola utilizando a cabeça. Hoje em dia, eles quase não praticam o jogo. O jogo aparece já na narrativa da criação do mundo de acordo com os mais velhos. Há alguns videos feitos pela equipe do Museu Parense Emílio Goeldi, que documentam a retirada do látex, a preparação da bola e o jogo.
 Se precisar de mais informações posso lhe repassar depois.

Abraço,
Ana Paula Brandao

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "eduardo_rivail" <kariri at ...> escreveu