Sobre cont ínuos dialetais

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Wed Jun 24 14:27:24 UTC 2009

Prezados,

Uma curiosidade: alguém saberia me informar de algum exemplo em que o conceito de "contínuo dialetal" é usado, de maneira bem sucedida, para descrever a diversificação de línguas de famílias sul-americanas?

A impressão que tenho é que, no caso das terras baixas da América do Sul, este conceito é pouco ou nunca usado, mesmo em casos em que continuidade dialetal seria uma explicação plausível.

Imagino se isto não seria conseqüência de uma visão pré-concebida, herdada dos primeiros séculos da colonização, sobre como a separação de povos teria se dado -- sempre de maneira brusca e irreversível, devido a hostilidades entre facções, e nunca de uma maneira gradual.