Material sonoro de boa qualidade em nheengatu (ou tu pinambá)?

Emerson José Silveira da Costa emerson.costa at GMAIL.COM
Thu Mar 12 13:02:33 UTC 2009

(Aos grupos "tupi" e "etnolinguistica" do Yahoo! Grupos.)

Xe rapixar gûé!

Recebi via orkut a consulta que reproduzo abaixo.

Obrigado,

Emerson Costa / Ensjo / Iperusununga.
http://tupi.wikispaces.com

~ ~ ~ ~

Prezado Emerson,

sou um alto interessado no estudo de línguas, e no ano passado tive minha
atenção despertada para a o Tupi antigo.

Infelizmente, todo o material que reuni até agora para o estudo do Tupi
antigo sofre de uma carência incontornável: a falta de recursos sonoros COM
RAZOÁVEL QUALIDADE DE ESTÚDIO, que facilitem a imitação (pelo menos
aceitável) da pronúncia.

Tendo em vista que o Tupi antigo extingüiu-se muito antes da invenção do
gravador, é claro que nunca teremos uma idéia precisa de como soava, mas sim
e somente uma noção aproximada a partir da descrição dos fonemas. Claro
está, no entanto, que a descrição de um fonema, mesmo aplicando-se a ela um
rigor acadêmico, não soará jamais para os ouvidos.

Assim, decidi aprender a pronúncia do Nhe’engatu e contentar-me com isto,
procurando aplicá-la ao Tupi antigo escrito, até onde tal procedimento não
mascare a língua antiga.

Curioso: todos os cursos de língua indígena com que me deparei até hoje não
oferecem material gravado. Observe-se que um curso de inglês, alemão ou
francês sem cassetes ou CD-ROMs estará destinado ao fracasso certo. Tudo que
vi até o momento foram gravações ao vivo de índios falando, rezando ou
recitando, mas de qualidade tão precária que é impossível repetir
corretamente o que se ouve.

Minha pergunta é: tendo em vista o grande conhecimento e alto grau de
informação mostrado até agora sobre o assunto “Tupi”, você sabe onde posso
obter gravações (CD-ROM, cassetes, ficheiros em MP3/VAW) de boa qualidade?

Como estou fora do Brazil há 23 anos, não tenho como procurar aí
pessoalmente audio-material sobre línguas indígenas.

Será que você poderia orientar-me?

Um grande abraço de Zurique lhe envia

Renzo Sanglard Curty
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5385606382584935774