Grafia de nomes ind ígenas

oxumcominhasan at YAHOO.COM oxumcominhasan at YAHOO.COM
Fri Mar 20 12:58:36 UTC 2009

Sandro,

Eu também já havia assuntado sobre isso há algum tempo atrás. Após algumas conversas com meu irmão, que é antropólogo, e outros colegas daquela área, resolvi usar letra maiúscula para quando eu estiver me referindo ao nome da língua ou do povo, mas usar a minúscula quando o termo estiver na função adjetival: "a língua apinajé"; "a língua maxakali" <=> "a língua portuguesa", mas "o Apinajé", "o Maxakali" <=> "o português".

Também tenho usado a marca de pluralidade, que nas décadas anteriores não se utilizava: "o Apinajé", "o Maxakali" (p. ex. a língua), "os Apinajés", "os Maxakalis" (os membros daquela comunidade). Pessoalmente, acho desnecessário o uso de acentuação sobre vogais "i, u" finais. Querendo ou não, somos todos usuários da ortografia do português e, no português, essa regra de acentuação é desnecessária.

Finalmente, no caso do termo "Apinajé", adotei, desde o início da minha pesquisa junto àquela comunidade, o uso do "j" em vez do "y". Optei por fazê-lo porque esta forma de grafar -- "Apinajé" -- representa mais fielmente o sistema fonológico da língua (o /j/ é o fonema relevante para esta palavra), bem como o seu sistema ortográfico.

Já o uso do "y" -- "Apinayé" -- , conforme grafado por alguns autores do passado e do presente, representa muito mais o sistema ortográfico da língua inglesa (que era o idioma dos primeiros pesquisadores daquela língua, na década de 60 em diante) do que do Apinajé. Inclusive, a letra "y", na ortografia da língua, representa a vogal central alta, e não a semivogal /j/ e seus alofones. Isso sempre provoca certa confusão entre os falantes da língua, na hora de grafar o termo utilizando o "y". Por isso, sempre grafo com "j". Já o acento no "é" indica a qualidade fonética da vogal e não apenas o fato de que a tonicidade recai sobre a última sílaba.

Um abraço,
Christiane.