sobre o dialeto gaúcho

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Tue May 19 04:15:59 UTC 2009

Olá, Beatriz,

Muito obrigado pelas informações. Bom saber que "nambi" continue em uso. Espero que algum de vocês, piá ou china, o incluam no nosso vocabulário!

Agora, esta discrepância entre o significado atual de "piá" e aquele dado por Coruja me deu o que pensar. Será que teria havido mudança semântica desde então? Note-se que Coruja dá significado igualmente restrito ao termo "gaúcho":

"Gaucho, s.m. Indio do campo sem domicilio certo. Cavallo gaucho é quasi o mesmo que cavallo theatino, que não é permanente em parte alguma."

Não teria, talvez, ocorrido uma mudança no valor destes termos, à medida que o índio simbólico começava a substituir o índio de carne e osso?

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "beatriz carretta" <beacarretta at ...> escreveu