Jogos de bola

Alexandre Couto alcouto at IG.COM.BR
Sun May 31 13:17:46 UTC 2009


Os Kaxarari (Pano - RO/AM) reportam um jogo de bola feita de caucho (árvore leitosa), pesando aprox. 5 Kg e era jogado com o joelho. A forma da aldeia então era circular e o objetivo dos jogadores era lançar a bola para fora do círculo passando por cima das malocas, após sucessivos quiques e sempre impulsionada pelo joelho. Isso feito, o autor do "gol" passava nas "portas" das malocas que eram voltadas para dentro do círculo, recolhendo as "prendas", que podiam ser artefatos como flechas e arcos ou comida, a que tinham direito. Os times eram segundo os clãs e esse era um dos principais eventos sociais que serviam para promover a aproximação das diversas aldeias que existiam. Hoje em dia o futebol domina completamente esse aspecto da vida deles, bem amparado pela antiga tradição. No dia 7 de setembro promovem um torneio, sendo um evento que congrega indígenas e seus vizinhos. Fazem parte do léxico, entre outros, os termos:

bíli 'bola'

bilihi 'jogar bola'

bilxakata 'craque'

Tópico muito interessante visto o destaque do futebol na cultura brasileira em geral, 

Alexandre


  ----- Original Message ----- 
  From: eduardo_rivail 
  To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br 
  Sent: Saturday, May 30, 2009 6:48 PM
  Subject: [etnolinguistica] Jogos de bola





  Prezados,

  Na Arte de Grammatica da Lingua Kiriri, o Padre Mamiani (http://tr.im/mamiani) registra o seguinte verbete (p. 24 da edição de 1877; http://tr.im/kiriri):

  "Pepè, péla de jugar"

  Como demonstra Aryon Rodrigues (1948), pode-se aprender muito acerca da cultura Kipeá através dos dados lingüísticos disponíveis na gramática e no catecismo de Mamiani. O lexema acima parece sugerir a existência de um jogo de bola entre eles. Alguém saberia se haveria alguma descrição deste jogo?

  Eu ficaria grato também por qualquer informação sobre jogos de bola entre outros povos sul-americanos (bem como, se possível, indicações bibliográficas sobre tais jogos e a terminologia, em língua indígena, relacionada aos mesmos).

  Abraços a todos,

  Eduardo

  Referência:

  Rodrigues, Aryon. 1948. Notas sôbre o sistema de parentesco dos índios Kiriri. Revista do Museu Paulista (Nova Série) 2:193-205.



  
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20090531/96c517cc/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list