Jogos de bola

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Sun May 31 14:18:03 UTC 2009

Caros Marcela e Alexandre,

Obrigado pelas informações, muito interessantes. Aos poucos vamos mapeando a distribuição de jogos de bola (e, quem sabe, detectando possíveis relações de longa distância).

Quanto ao exemplo Suyá, Nimuendaju descreve algo semelhante entre os Apinajé (onde o nome do jogo, morfema por morfema, é quase idêntico ao que a Marcela menciona, peny-tág, faltando apenas o correspondente à palavra para "resina"). Eu escaneei as páginas em que se descreve o jogo do Peny-tág (apud Os Apinajé, 1983, p. 50-54), para que vocês possam dar uma olhada:

http://tr.im/pela

Alguém saberia de algo parecido entre os Jê Centrais?

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, Marcela Coelho de Souza <macoelhosouza at ...> escreveu