Sobre algumas palavras...

Jefferson Garcia jeffergar at YAHOO.COM.BR
Wed Nov 25 16:09:04 UTC 2009

Olá colegas da lista!

Poderiam me ajudar nas dúvidas abaixo, caso tenham algum conhecimento sobre três pontos:

1 - ahn ahn!  e aan!

a interjeição utilizada por nós (não sei se em todo o Brasil se usa) com o sentido de negativa pode ser a mesma utilizada no tupi aan?

Exemplo:
Já ouviu falar disso?
ahn ahn! (não)

para aqueles que porventura desconheçam essa interjeição popular, é com um sentido rápido, quase que indiferente a pergunta.
Usa-se também "Hum Hum" em vez de "ahn ahn".
Seria de origem tupi?

2 - mané e maném
o adjetivo tupi maném teria se transformado na gíria mané, muito usada por cariocas?
No tupi sabemos que significa covarde, aquele abá que não consegue ter filhos, se destacar na caça ou na guerra, ou de uma linhagem de homens com estes adjetivos, ou seja, o maném.
O mané do carioca acho que dispensa comentários sobre o significado. Seria, resumindo, o otário, o oposto do esperto, etc...
Teria relação?

3 - Xará e apixara
outro dia de súbito me veio essa pergunta enquanto conversava com um xará de nome, um outro chamado Jefferson.
O apixara (semelhante em tupi) seria o xará?

Apesar de apaixonado pela cultura tupi não sou conhecedor da área de etnolinguística, procurei em vão respostas pois não possuo referências suficientes que pudessem me orientar a uma pesquisa segura para tais indagações e que comprovem minhas hipóteses.

Alguém se habilitaria? Já ouviram falar em alguma relação a respeito?

Obrigado!
Abraços!!!!
Jefferson.