Cadastrando l ínguas, construindo árvores, organizando o banco de dados

etnolinguistica@ymail.com moderadores at ETNOLINGUISTICA.ORG
Sat Oct 3 02:24:30 UTC 2009


Prezados colegas,

Nosso website conta, atualmente, com centenas de páginas com informações diversas sobre línguas indígenas de nosso continente. Tamanha abrangência se deve, naturalmente, à participação ativa dos membros da nossa comunidade, que hoje reúne a grande maioria dos lingüistas dedicados aos estudos de línguas indígenas sul-americanas.

Para a organização deste banco de dados cada vez mais complexo, a participação de especialistas nas diversas línguas é essencial e, por isso, estamos lançando agora a iniciativa de cadastrar cada uma das línguas do continente. Cada língua contará com uma ficha -- uma página contendo informações básicas sobre sua filiação genética, localização, etc., e uma "tag" unificada que permitirá acesso a todos os recursos disponíveis sobre tal língua.

O objetivo principal é a criação de um banco de dados consistente e de fácil acesso.  As fichas listarão as diversas denominações e grafias para uma determinada língua, mas uma "tag" unificada. Para o Karajá, por exemplo, listaríamos as diversas grafias encontradas na bibliografia (Karajá, Carayá, Carajá, etc.), de tal maneira que, ao buscar por qualquer um desses termos, o usuário chegaria à ficha principal da língua. Chegando à ficha, bastaria clicar na "tag" (no caso, "Karajá") para ter-se acesso a todas as informações disponíveis sobre esta língua.

Aos poucos, as fichas seriam agrupadas por família e tronco, criando-se árvores genéticas, a exemplo do que estamos fazendo com o projeto Bibliografia Macro-Jê Online (vide, por exemplo, a árvore para a família Jê: http://macro-je.etnolinguistica.org/familia:je).

A ajuda dos colegas especialistas nas diversas línguas é essencial, seja notificando-nos a respeito de "tags" duplicadas, sugerindo-nos a "tag" mais adequada, fornecendo informações precisas sobre a localização geográfica e posição genética, etc.  Para participar, basta preencher o formulário disponível no seguinte endereço:

http://www.etnolinguistica.org/form:lingua

Agradecemos desde já a participação de todos os colegas interessados.

Atenciosamente,

Os moderadores

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20091003/b7ae57d2/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list