Pronoun borrowing and female speech -- in Portuguese

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Oct 5 15:49:27 UTC 2009

Prezados,

Embora não seja exatamente sobre línguas indígenas, gostaria de compartilhar com os colegas uma nota recente do meu blog sobre um caso de empréstimo pronominal em português (moi 'primeira pessoa singular', do francês):

http://tr.im/frances

A impressão que tenho é que este empréstimo parece ocorrer predominantemente na fala feminina. Na minha opinião, trata-se de caso interessante por ilustrar dois fenômenos lingüísticos cuja discussão tem se limitado, via de regra, a dados de línguas "exóticas": empréstimo pronominal e distinções entre falas masculina e feminina.

É também mais um exemplo de pesquisa lingüística mambembe, que usa a internet (e a boa vontade dos colegas) para a coleta de dados. Se o assunto é de seu interesse, visite a seguinte página e, por gentileza, complete o formulário de "feedback":

http://wado.us/word:moi

Abraços, e obrigado,