origem e etimologia do top ônimo "Coluene"

etnolinguistica@ymail.com moderadores at ETNOLINGUISTICA.ORG
Thu Oct 22 13:55:18 UTC 2009

Encaminhamos abaixo mensagem da colega Maria Aparecida de Carvalho solicitando informações sobre a origem e a etimologia do topônimo "Coluene" (Mato Grosso). Quem tiver informações a respeito pode, por gentileza, enviá-las diretamente à Maria Aparecida (decarvalhoma at yahoo.com.br).

Gratos desde já,

Os moderadores

"Estou realizando pesquisa toponímica para meu doutorado e preciso encontrar o significado do nome Coluene, e também, saber a qual língua indígena ele pertence. Talvez este nome possa ser Bakairi porque em um livro do Von Steinen, ele se refere a este rio e cita o povo Bakairi. Eu li que o vocábulo ENE significa água. Será que este nome foi formado por aglutinação?
Muito obrigada,
Maria Aparecida"