Contribui ção Indígena para a cultura brasileira atual .

Jefferson Garcia jeffergar at YAHOO.COM.BR
Mon Oct 26 11:29:53 UTC 2009

Olá Beni,

ótima ideia o seu projeto.

Gostaria de sugerir algo para o seu roteiro caso veja importância na abordagem.

Sendo breve, na última semana tive a oportunidade de apresentar um seminário sobre a "História e o livro didático" na Universidade Federal do Espírito Santo, e o tema de um dos capítulos de um livro que também utilizei pensei que fosse também de seu interesse.

O capitulo 13, Imagens de índios e livros didáticos: uma reflexão sobre representações, sujeitos e cidadania. Por Eunícia Barros Barcelos Fernandes no livro de Rocha, H.A.B. Reznik, L. Magalhães, M.S. (orgs.) A História na Escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. p. 281-320.

Dentre outras discussões sobre o ensino de história, o que interessa lhe informar é acerca dos esteriótipos sobre os índios construídos pelos brasileiros no decorrer dos séculos. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2000 mostrou que aproximadamente 80% a 90% (se não me engano) dos brasileiros tem visões esteriotipadas dos indígenas. A autora do capítulo questiona se essa visão não foi também uma contribuição dos livros didáticos, ou seja, a escola foi o próprio local em que as crianças não conheceram quem são os índios ou conheceram-nos de forma equivocada, "assimilada" a um etnocentrismo muito comum nas escolas, e mesmo aqueles que não a frenquentaram e não tiveram contato direto com índios ou seu descendente, possuem uma ideia por vezes esteriotipada produzida pelo senso comum.

Alguns exemplos dessa "mentalidade" acerca dos índios seriam as ideias de
singularidade = o índio e não os índios, neglicenciando a existência de uma multiplicidade étnica (Tupinambá, Tupiniquim, Tamoio, Carajá, etc...)
pretérito e coadjuvante = sempre no passado e coadjuvante passivo da construção da identidade e história do Brasil
selvagem = o índio só é índio se estiver nu no meio da mata e é o oposto da civilidade, necessita evoluir, é o canibal pagão,

Estes e outros exemplos como a errônea ideia do índio preguiçoso, não querem indicar que as pessoas "civilizadas" que possuam essa "mentalidade" não sejam a favor dos índios. A autora do capítulo em questão leu em um jornal a opinião de um leitor que abordando sobre a demarcação das terras indígenas foi defensor ferrenho das áreas para os "nativos", porém, teve argumentos deturpados por um senso comum sobre os índios, que possivelmente foi adquirido, ou não foi corrigido na escola, local de um saber científico. Afinal, um leitor do Estado de São Paulo que tem um artigo publicado na coluna dedicada aos leitores (somente um artigo por semana) tem um grau de instrução no mínimo satisfatório no que tange às normas gramaticais, o que indica ser um adulto que tenha concluído no mínimo o ensino Médio, quiçá Superior.

O que eu gostaria de contribuir, uma vez que sua intenção é abordar a contribuição indígena para a cultura brasileira atual, é justamente as interpretações, que por vezes são até pejorativas, e a falsa imagem na qual o "branco civilizado" criou do índio, a ponto de não reconhecer um índio a não ser que esteja nu e na selva, portando um arco e flecha e falando sua língua nativa, além de ignorar todo o universo idiossincrático das várias tribos indígenas sobre nossas representações culturais.

Creio que minha sugestão partiria das perguntas: como o brasileiro vê o índio e a sua contribuição? Será que faz jus à contribuição dos índios? Como o próprio colega da lista  Eduardo exemplificou os mitos do saci e do boitatá representados a la Monteiro Lobato. Realmente fazem parte da cultura indígena (e daquela forma? em qual região?) ou foi algo construído socialmente e historicamente pelo "branco" para alegar uma ancestralidade indígena em nosso sangue?

Espero ter contribuído com algo, mesmo que seja a partir da dúvida. Afinal, são dos problemas que surgem as grandes idéias.

Desejo-lhe um bom trabalho.
Jefferson.