Contribui ção Indígena para a cultura brasileira atual .

Alejandro Ferrari alejandroferrari at YAHOO.COM
Tue Oct 27 14:16:12 UTC 2009

Prezados amigos,
Estou gostando muito do intercambio em relação as dicas para o
documentario do amigo Beni.
Eu sou uruguaio, moro em Montevideo. Sou cineasta e tenho trabalhando
e feito alguns documentarios na aldeia de Dourados, MS, o último
chamado "Indígenas Universitarios".
E estou no processo de pesquisa e escrita do meu proximo filme, sobre
as "pegadas" (huellas) do indigena guarani misionero na cultura
uruguaia.
O pais "charrua" tem nome guarani, bebida guarani (o mate),
intervenção militar e de operarios especializados na epoca colonial,
apoio no proceso de independencia, cidades guaranis no seculo XIX,
mas nao aparece na consciencia nem nos relatos historicos hegemonicos
a tal realidade.
Uma outra visão esta no debate, com muita pesquisa e reconhecimento
de uma presença invisível.
O meu trabalho está na linha de visibilizar algumas coisas.
Uma sugestão baseado na minha pesquisa é analise de mapas. Na
cartografia vai aparecendo como o povo vai reconhecendo os seus
lugares, nomeando os arroios, rios, etc etc e como aqueles nomes
permanecen (ou nao) no presente.
Obrigado pelas luzes da discusão e peço desculpas pelo o meu
portugues portuñol
abraços,
Alejandro