Origem do termo "i á"

Orlando Lopes orlandolopes.es at GMAIL.COM
Wed Oct 28 19:45:09 UTC 2009

Caros participantes da lista,

Já a algum tempo tenho acompanhado o fluxo desta lista, que presta um grande
serviço aos interessados em questões linguísticas. Agora que me surgiu a
necessidade de encontrar uma contextualização para um termo que
provavelmente tem origem indígena, imediatamente pensei em  recorrer aos
conhecedores que circulam por aqui.

O caso é o seguinte. Aqui no Espírito Santo, estamos criando um portal de
conteúdos para estimular a aproximação entre jovens, arte e cultura.
Seguindo a orientação dos idealizadores do projeto, elegemos o termo "iá",
muito utilizado pelos capixabas "da gema".

Estamos sentindo a necessidade de disponibilizar no portal uma origem desse
termo, que costuma ser usado para exprimir surpresa (p. ex.: "Iá, você sabia
que Fulano vem hoje aqui?").

Bom, é isso, agradeço qualquer ajuda no sentido de elucidar a
origem/formação do termo, preferencialmente com a indicação de algum
material de referência.

Desde já agradecendo,

Orlando Lopes
Coord. de Comunicação e Informação